Otan escolhe ex-secretário-geral adjunto para chefiar missão na Ucrânia

Anteriormente, Patrick Turner desempenhou diversas funções na aliança, incluindo secretário-geral adjunto para operações e secretário-geral adjunto para política e planejamento de defesa

Na quarta-feira (17), a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) anunciou a nomeação de Patrick Turner como o novo líder de sua missão na Ucrânia, com o objetivo de fortalecer os laços entre a aliança e Kiev. A nomeação foi feita pelo secretário-geral da aliança militar, Jens Stoltenberg, conforme comunicado oficial.

Stoltenberg destacou a experiência prévia e a competência de Turner, observando que “como um dedicado servidor público, ele possui um sólido histórico de entrega de resultados. Tenho confiança de que ele terá um desempenho excepcional neste importante cargo, à medida que a Otan continua a reforçar seu apoio à Ucrânia”.

Sede da Otan em Bruxelas, na Bélgica (Foto: NATO/Flickr)

Turner começará em setembro em Kiev, gerenciando as relações entre a a aliança e as autoridades ucranianas, coordenando iniciativas e fornecendo análises sobre a situação no país.

Antes disso, ele ocupou na Otan os cargos de secretário-geral adjunto para operações e secretário-geral adjunto para política e planejamento de defesa. Além disso, ocupou uma série de altos cargos no serviço público do Reino Unido.

Durante uma cúpula em Washington, os líderes aliados concordaram em aumentar sua presença na Ucrânia e nomear um representante sênior da aliança transatlântica para liderar essa iniciativa durante uma reunião do Conselho Otan-Kiev.

Os Aliados também prometeram um compromisso de longo prazo com a segurança do país arrasado pela guerra com a Rússia, garantindo um mínimo de 40 bilhões de euros no próximo ano, visando assegurar níveis contínuos e sustentáveis de assistência de segurança.

Tags: