Ex-ministro dos Transportes russo é encontrado morto após demissão

Roman Starovoit foi encontrado dentro de seu carro com um ferimento à bala poucas horas após ser demitido por Vladimir Putin.

Roman Starovoit, ex-ministro dos Transportes da Rússia e ex-governador da região de Kursk, foi encontrado morto dentro de seu carro com um ferimento à bala, poucas horas após ser demitido por Vladimir Putin, de acordo com a RFE. A principal hipótese, segundo o Comitê Investigativo da Rússia, é de suicídio, mas as circunstâncias seguem sob apuração.

A morte ocorre em meio a uma onda de ataques de drones ucranianos que interromperam o tráfego aéreo em diversas regiões do país. Só no dia 6 de julho, mais de 400 voos foram cancelados, com destaque para os aeroportos de Moscou e São Petersburgo. Autoridades também relataram danos em refinarias, feridos civis e drones interceptados próximos à capital russa.

Ex-ministro dos Transportes da Rússia, Roman Starovoit (Foto: WikiCommons)

Fontes da imprensa russa sugerem que Starovoit estaria sob investigação por fraude envolvendo recursos, no valor de 1 bilhão de rublos, destinados à infraestrutura defensiva na fronteira com a Ucrânia. No entanto, não houve confirmação oficial dessas alegações.

A morte do ex-ministro acontece enquanto a Rússia intensifica ataques contra cidades ucranianas. Em resposta aos ataques sofridos, Moscou lançou 101 drones contra a Ucrânia, no maior bombardeio do tipo até agora, matando pelo menos 11 pessoas e ferindo outras 27. Kiev acusou o Kremlin de continuar mirando deliberadamente infraestruturas civis.

Tags: