Kim Jong-un visita navio de guerra de última geração e manda recado direto aos ‘inimigos’

Líder norte-coreano afirma que a marinha do país deve exercer sua “tremenda capacidade” nos oceanos para "dissuadir, combater e punir" as provocações dos rivais

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, solicitou o fortalecimento da força naval norte-coreana para “dissuadir e combater completamente as provocações inimigas”. A declaração foi feita durante visita ao primeiro destróier de 5 mil toneladas do país, o Choe Hyon, conforme informou a Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA, da sigla em inglês) nesta segunda-feira (6).

Kim realizou a inspeção no domingo (5), acompanhado por altos funcionários do Partido dos Trabalhadores e do governo. O novo destróier multifuncional foi revelado em abril como parte da estratégia de reforço militar e modernização das forças marítimas de Pyongyang.

Kim aguarda chegada de Vladimir Putin em Pyongyang em 2024 (Foto: WikiCommons)

Durante o discurso, o líder afirmou que o partido continuará os esforços de expansão naval “sem um instante de estagnação”, com o objetivo de fortalecer a defesa nacional e “proteger o cerne dos direitos soberanos” da Coreia do Norte.

“A tremenda capacidade da nossa marinha deve ser exercida nos vastos oceanos para dissuadir, combater e punir completamente as provocações do inimigo”, disse Kim, destacando a importância de “garantir a soberania e a segurança nacional”.

O destróier Choe Hyon está equipado com mísseis de cruzeiro estratégicos supersônicos, mísseis balísticos táticos e outros sistemas de ataque. Em junho, outro navio da mesma classe, lançado em maio, sofreu danos após virar durante uma tentativa de lançamento malsucedida.

De acordo com a KCNA, a Coreia do Norte planeja concluir a construção de um novo destróier de 5 mil toneladas até 10 de outubro de 2026, reforçando ainda mais sua presença marítima na região.

Tags: