Escolhido em meio à uma briga generalizada no Parlamento, o novo líder do legislativo em Gana, na África, é Alban Bagbin. O opositor do presidente reeleito Nana Akufo-Addo foi escolhido nesta quinta (7), confirmou a britânica BBC.
Testemunhas relatam à Reuters que o confronto começou depois que um membro do NPP, partido de Nana, levou cédulas de papel da urna onde estavam os votos à presidência do plenário.
Cerca de 20 soldados precisaram apartar o confronto. Foram necessárias três rodadas de votos para escolher o vencedor. O conflito representa o pico da tensão política no país, um dos poucos na região onde transições de poder eram algo tranquilas, desde as eleições de 7 de dezembro.
A confusão pós-pleito causou uma suspensão do Parlamento, onde não havia maioria para forçar a nomeação de um presidente e de outros cargos de chefia. O presidente Akufo-Addo foi reeleito com 51,59% dos votos.
Seu adversário, o ex-presidente John Mahama, alegou fraude e afirmou que contestará os resultados no tribunal.
Grande produtor de cacau e ouro, Gana é visto como um exemplo raro de democracia funcional na África Ocidental. “Ei Gana, eu apresento a vocês os seus líderes”, disse a atriz e ativista ganense Yoonne Nelson ao publicar um vídeo da confusão.
“A tentativa de roubar cédulas de voto e a invasão da Câmara por militares armados são imagens que ninguém esperava ver em nosso 4º Parlamento Republicano”, disse Mahama em um post no Facebook no qual parabenizava Bagbin.
Akudo-Addo recebeu a nomeação de presidente eleito nesta quinta (7).