Biden reforça combate ao terrorismo após ataques de Ano Novo nos EUA

O presidente dos EUA prometeu combater o terrorismo após ataques em Nova Orleans e Las Vegas, sem ligação entre si, envolvendo veteranos do Exército

O presidente Joe Biden reafirmou, na quinta-feira (2), que grupos terroristas como o Estado Islâmico (EI) não encontrarão abrigo nos Estados Unidos, após uma série de ataques marcarem o início do Ano Novo. Em um discurso forte, Biden, prestes a deixar a Casa Branca, destacou o compromisso de seu governo em manter o país seguro e combater ameaças extremistas. As informações são da Wion.

“Continuaremos a perseguir implacavelmente o EI e outras organizações terroristas onde quer que estejam, e eles não encontrarão um porto seguro aqui”, declarou Biden durante pronunciamento sobre as 235 nomeações judiciais aprovadas no Senado.

O presidente dos EUA, Joe Biden, em conferência na Universidade de Iowa, janeiro de 2020 (Foto: Divulgação/Gage Skidmore)

As declarações ocorreram em meio a investigações sobre dois incidentes graves que abalaram o país. Em Nova Orleans, no Estado da Louisiana, um motorista intencionalmente jogou uma caminhonete contra uma multidão de pessoas na Bourbon Street, no icônico bairro French Quarter. O suspeito, identificado pelo FBI como Shamsud-Din Jabbar, de 42 anos, é um veterano do Exército e natural do Texas. O ataque deixou um rastro de feridos e levantou questões sobre as motivações do agressor.

No mesmo dia, em Las Vegas, uma explosão envolvendo um Tesla Cybertruck em frente ao Trump International Hotel causou a morte de uma pessoa e ferimentos em outras sete. O FBI identificou o suspeito como Matthew Livelsberger, de 37 anos, também veterano do Exército dos EUA.

Diante da gravidade dos eventos, o presidente convocou uma reunião de emergência com a vice-presidente Kamala Harris e a equipe de segurança nacional. Durante o encontro, foram discutidas as investigações dos incidentes e possíveis conexões entre eles.

“Também estamos investigando se há ou não alguma ligação entre o ataque de Nova Orleans e a explosão em Las Vegas. Até agora, os relatórios iniciais não identificaram evidências de tal conexão”, afirmou Biden.

O presidente também revelou que o FBI informou, até o momento, não haver indícios de que outras pessoas estejam envolvidas no ataque em Nova Orleans.

Tags: