Especialista em tecnologia do governo dos EUA tenta repassar segredos a país aliado e é preso

Americano foi flagrado ao entregar documentos classificados a agente disfarçado do FBI em parque da Virgínia

Um especialista em tecnologia da Agência de Inteligência de Defesa (DIA, na sigla em inglês) dos EUA foi preso na quinta-feira (29) após tentar repassar informações confidenciais a um suposto representante de um governo estrangeiro — que, na verdade, era um agente infiltrado do FBI, a polícia federal norte-americana. As informações são da agência Associated Press (AP).

Nathan Vilas Laatsch, de 28 anos, morador de Alexandria, no estado da Virgínia, foi detido em um local previamente combinado para o depósito de materiais secretos. O governo americano não revelou o país com o qual Laatsch acreditava estar colaborando, mas afirmou que se trata de uma nação aliada.

Agente do FBI, imagem meramente ilustrativa de novembro de 2022 (Foto: facebook.com/FBIJobs)

As investigações começaram em março, depois que autoridades receberam uma denúncia de que Laatsch havia oferecido documentos sigilosos a outro país. Segundo os promotores, ele escreveu em um e-mail que “não concordava nem se alinhava com os valores desta administração” e que estava disposto a transmitir materiais sensíveis, incluindo documentos de inteligência aos quais tinha acesso.

Após o alerta, um agente disfarçado do FBI entrou em contato com Laatsch, que passou a transcrever informações confidenciais em um bloco de notas. Ele também organizou encontros para deixar os documentos em locais públicos, onde o suposto representante estrangeiro poderia recolhê-los sem chamar atenção.

Em um dos encontros, realizado neste mês, Laatsch deixou um pen drive com diversos arquivos classificados como secretos e ultrassecretos. Em troca, ele expressou o desejo de obter cidadania do país para o qual acreditava estar colaborando. “Não antecipo que as coisas aqui melhorem no longo prazo”, disse o acusado.

A prisão foi efetuada durante outra tentativa de entrega, em local também previamente combinado com o agente infiltrado.

Tags: