Um grande incêndio no Mar Cáspio, ocorrido domingo (4), na costa do Azerbaijão, foi causado por um “vulcão de lama”, disseram as autoridades do país. As informações são do jornal South China Morning Post.
Após registro de uma explosão, a mídia local relatou que um acidente teria acontecido em uma plataforma de petróleo próxima à região onde a erupção teve origem. A informação foi negada pela Socar (Companhia Estatal de Petróleo da República do Azerbaijão, da sigla em inglês). Houve, ainda, rumores de que um navio teria explodido, o que também foi negado.
Alleged video of the explosion pic.twitter.com/u0CbsaJsJY
— Cavid Ağa (@cavidaga) July 4, 2021
“Não há informação sobre qualquer emergência na infraestrutura petrolífera do país ou nas instalações industriais”, afirmou o comunicado oficial do Ministério de Emergência do Azerbaijão, reproduzido pela Radio Free Europe (RFE).
“Nenhum acidente ocorreu nas plataformas de petróleo ou em navios. Este é um sinal de um vulcão de lama. Existem muitos deles no Mar Cáspio, um dos quais entrou em erupção”, disse Gurban Yetirmishli, diretor do serviço sismológico do país”. Não há relatos de vítimas nem de danos materiais.
Ciência explica
De acordo com a Socar, o vulcão emitiu metano e outros gases inflamáveis. Segundo cientistas ouvidos pelo jornal inglês The Guardian, pedras e rochas impulsionadas para cima durante a erupção podem ter batido umas contra as outras, gerando assim a faísca que incendiou os gases.