O número de vítimas fatais causadas pelo tufão Yagi aumentou para 127 no norte do Vietnã após intensas chuvas que geraram deslizamentos de terra e inundações, relatou a mídia local nesta terça-feira (10).
De acordo com o Vietnam News, citando informações do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, 127 mortes foram confirmadas e outras 54 pessoas permanecem desaparecidas em decorrência da tempestade tropical mais forte do ano.
As vítimas perderam a vida devido a deslizamentos de terra e inundações repentinas, enchentes e no colapso da ponte Phong Chau, na província de Phu Thọ, na última segunda-feira (9).
O tufão atingiu as províncias do norte, incluindo Cao Bang, Lao Cai, Quang Ninh, Hai Phong e Phu Thọ. Além disso, mais de 740 pessoas ficaram feridas como resultado do tufão e das inundações.
A tempestade causou o naufrágio de 85 barcos em Quang Ninh e danificou milhares de hectares de arroz, plantações e pomares.
As enchentes também destruíram 1.577 gaiolas de criação de peixes, além de matar 1.107 animais de criação e 678.945 aves.
Chuvas intensas continuam a atingir diversas regiões desde a manhã de terça-feira, segundo o Centro Nacional de Previsão Hidrometeorológica.
O governo vietnamita mobilizou milhares de militares para realizar operações de socorro e resgate nas áreas afetadas pelo tufão.
Mais de 50 mil pessoas das cidades costeiras foram evacuadas devido ao tufão.
O tufão Yagi, que atingiu o norte das Filipinas em 3 de setembro, provocou fortes chuvas, inundações e deslizamentos de terra, resultando em 20 mortes e 26 desaparecidos.
Após atingir a província chinesa de Hainan em 7 de setembro, o tufão causou a morte de quatro pessoas e deixou 95 feridas.
Na quarta-feira, essas áreas continuarão enfrentando chuvas moderadas a intensas, com algumas regiões experimentando chuvas muito fortes e tempestades. Espera-se que os totais de precipitação variem de 40 a 90 mm em geral, com locais recebendo mais de 200 mm.