Recuperação do turismo atinge 65% dos níveis pré-pandemia, segundo a OMT

Europa continua a liderar a recuperação do turismo internacional, com 477 milhões de chegadas internacionais de janeiro a setembro

A Organização Mundial do Turismo (OMT) afirma que o turismo internacional está a caminho de atingir 65% dos níveis pré-pandêmicos até o final deste ano.

Estima-se que 700 milhões de turistas viajaram internacionalmente entre janeiro e setembro, mais do que o dobro do número registrado no mesmo período de 2021. Isso equivale a 63% dos níveis de 2019 e coloca o turismo a caminho de atingir 65% de sua níveis pré-pandêmicos neste ano.

Segundo a entidade, os resultados foram impulsionados pela procura reprimida, melhoria dos níveis de confiança e levantamento de restrições num número crescente de destinos.

Destacando a velocidade com que o setor se recuperou de sua pior crise, o Barômetro Mundial do Turismo da OMT revela que as chegadas mensais ficaram 64% abaixo dos níveis de 2019 em janeiro e tiveram uma queda de 27% em setembro deste ano.

Segundo a OMT, cerca de 340 milhões de chegadas internacionais foram registradas apenas no terceiro trimestre, quase metade do total de nove meses.

Homem usa máscara em meio à pandemia de Covid-19 em Paris, março de 2020 (Foto: theparisphotographer.com//Unplash)

No entanto, a agência alerta que o ambiente econômico desafiador, incluindo inflação persistentemente alta e subida dos preços da energia, agravadas pela guerra na Ucrânia, pode pesar no ritmo de recuperação no quarto trimestre e em 2023.

A última pesquisa entre o Painel de Especialistas em Turismo da OMT mostra um rebaixamento na confiança níveis para os últimos quatro meses de 2022, refletindo uma otimização mais cautelosa

Europa lidera recuperação

A Europa continua a liderar a recuperação do turismo internacional. A região recebeu 477 milhões de chegadas internacionais de janeiro a setembro de 2022, atingindo 81% dos níveis pré-pandêmicos.

O resultado representa mais que o dobro do ano passado, impulsionado pela forte demanda intrarregional e viagens dos Estados Unidos. A Europa teve um desempenho particularmente robusto no terceiro trimestre, quando as chegadas atingiram quase 90% dos níveis de 2019.

Ao mesmo tempo, o Oriente Médio mais que triplicou as chegadas internacionais ano a ano de janeiro a setembro de 2022, subindo para 77% dos níveis pré-pandêmicos.

África e Américas registraram forte crescimento em relação ao ano passado, atingindo 63% e 66% dos níveis de 2019, respectivamente.

Na Ásia-Pacífico, as chegadas mais do que triplicaram nos primeiros nove meses de 2022, refletindo a abertura de muitos destinos, incluindo o Japão no final de setembro. No entanto, as chegadas na região permaneceram 83% abaixo dos níveis de 2019. Já a China, um importante mercado de origem para a região, permanece fechada.

Conteúdo adaptado do material publicado originalmente pela ONU News

Tags: