Os líderes dos países e territórios do Fórum das Ilhas do Pacífico se reunirão em Papua Nova Guiné na próxima semana, mesmo após o cancelamento da visita planejada do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, à ilha. As informações são da rede NBC News.
Na segunda-feira (22), os líderes do bloco se encontrarão com o primeiro-ministro indiano Narendra Modi e uma delegação de alto nível norte-americana na capital Port Moresby. O objetivo da reunião é discutir os desafios enfrentados pela região.
“Os líderes discutirão maneiras de aprofundar a cooperação em desafios críticos para a região e para os Estados Unidos, como o combate às mudanças climáticas, a proteção dos recursos marítimos e o avanço do crescimento econômico resiliente e inclusivo”, disse o primeiro-ministro de Papua Nova Guiné, James Marape, em comunicado no início desta semana.
A Casa Branca emitiu um comunicado confirmando o cancelamento da visita de Biden a Papua Nova Guiné. A viagem seria histórica, já que seria a primeira vez que um presidente em exercício dos EUA visitaria o país, que é rico em recursos naturais, mas ainda enfrenta desafios de subdesenvolvimento, e possui uma população de aproximadamente 9,4 milhões de pessoas, localizada ao norte da Austrália.
A decisão de cancelar a visita ocorreu devido à necessidade de Biden se concentrar nas negociações em andamento sobre o limite da dívida em Washington. O secretário de Estado Antony Blinken o representará.
Conforme relatado pelo jornal local The National, durante sua visita programada à região do Pacífico, esperava-se que o chefe da Casa Branca assinasse alguns acordos importantes como parte dos esforços para combater a crescente influência da China na região. Nos últimos anos, Beijing intensificou seus esforços para expandir sua influência no Pacífico.
De acordo com a Casa Branca, o presidente Joe Biden convidou o primeiro-ministro de Papua Nova Guiné, James Marape, a visitar Washington no final deste ano para participar de uma cúpula com líderes das nações insulares do Pacífico. A iniciativa ocorreu após o cancelamento da visita previamente agendada de Biden ao país.
Na quarta-feira (17), o conselheiro de segurança nacional, Jake Sullivan, informou aos repórteres que o presidente Biden ainda planeja se reunir com os líderes das ilhas do Pacífico neste ano. Ele afirmou que o presidente convocará uma grande cúpula com esses líderes, marcando a segunda vez em 12 meses que isso acontecerá. As declarações foram feitas a bordo do avião presidencial, Força Aérea Um.