Em meio a um cenário de crescimento do turismo, o Japão está enfrentando uma escassez de combustível para aviação, uma vez que suas refinarias em declínio não conseguem fornecer combustível suficiente para atender a demanda de todos os voos. As informações são da agência NHK News.
No final de junho, autoridades do Aeroporto de Narita, próximo a Tóquio e principal ponto de entrada para chegadas internacionais no Japão, informaram que seis companhias aéreas haviam apresentado planos para adicionar 57 voos à sua programação semanal.
Os aeroportos regionais também estão enfrentando dificuldades. no período de inverno, o Aeroporto New Chitose, próximo a Sapporo, na província de Hokkaido, atrai muitos esquiadores e praticantes de snowboard devido à famosa neve profunda do norte do Japão. No entanto, neste ano, a Qantas Airways e a Singapore Airlines cancelaram seus voos sazonais para o aeroporto, alegando a impossibilidade de garantir combustível suficiente para os retornos.

O Ministro dos Transportes japonês, Saito Tetsuo, explicou recentemente em uma coletiva de imprensa que o problema tem várias causas. A principal delas é a redução significativa no número de refinarias de petróleo no Japão, que processam petróleo bruto importado para produzir combustível de aviação. Saito também destacou que a falta de mão de obra nas indústrias de transporte rodoviário e marítimo agravou os desafios.
O Japão tinha 49 refinarias em 1983, mas esse número caiu para 20 devido à diminuição da demanda por petróleo e aos recentes esforços governamentais para reduzir a dependência de combustíveis fósseis. Essa redução não só resultou em menor disponibilidade de combustível, mas também implica que o combustível produzido precisa viajar distâncias maiores até seu destino — primeiro por navios até o porto mais próximo e, em seguida, por caminhões.