Soldado da Coreia do Norte arrisca a vida ao atravessar campo minado para desertar

Autoridades estão interrogando o militar norte-coreano que atravessou a fronteira na região costeira nordeste da Coreia do Sul

Nesta terça-feira (20), um soldado norte-coreano desertou para a Coreia do Sul ao atravessar a fortemente vigiada fronteira oriental da península coreana. Ele entrou no Condado de Goseong, na costa leste sul-coreana, que faz fronteira com o Norte. Lá, foi detido por guardas sul-coreanos que estavam monitorando a área, segundo a agência Yonhap e a Newsweek.

Os militares sul-coreanos confirmaram que estão interrogando o soldado, supostamente um sargento norte-coreano, para descobrir suas razões para a deserção. O desertor foi encontrado em uma estrada na província sul-coreana de Gangwon, vestindo seu uniforme militar norte-coreano.

Após a prisão, o exército de Seul anunciou que “um indivíduo norte-coreano suspeito estava na frente oriental e foi entregue às autoridades competentes”.

Cerca de arame na zona desmilitarizada (DMZ) entre as coreias (Foto: WikiCommons)

“As autoridades competentes estão conduzindo a investigação e, por isso, não podem confirmar os detalhes específicos da deserção” nem as motivações e objetivos exatos do indivíduo, disseram os militares.

Há duas semanas, dois norte-coreanos tentaram atravessar a Linha Limite Norte no Mar Amarelo. No entanto, apenas um deles conseguiu chegar a uma ilha sul-coreana a pé durante a maré baixa, segundo a Yonhap.

A travessia da fortemente protegida fronteira entre as duas Coreias é muito arriscada e relativamente incomum.

Em junho, o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul relatou que 20 a 30 soldados norte-coreanos cruzaram a fronteira, mas fugiram após tiros de advertência. No ano passado, 196 desertores norte-coreanos chegaram a Seul, segundo dados do governo sul-coreano.

Em 2017, houve algumas deserções de soldados norte-coreanos, incluindo um caso em que um soldado conseguiu atravessar a zona desmilitarizada aproveitando a névoa densa.

Tags: