Comércio Exterior

OMC lança site com informações sobre comércio global para PMEs

Plataforma dá informações para o exportador que busca novos mercados, incluindo regras pós-coronavírus

[social-share]

A OMC (Organização Mundial do Comércio) lançou uma plataforma com informações para PMEs (pequenas e médias empresas) interessadas em exportar. Regulação e tarifas para diversos setores, estatísticas e análises de todo o mundo estão entre os dados disponibilizados para consulta.

A plataforma Global Trade Desk, parceria com Unctad (Conferência das Nações Unidas para Comércio e Desenvolvimento) e com a ITC (Centro de Comércio Internacional), também mostra as mudanças nas regras após pandemia do coronavírus e que afetam as trocas entre os países.

OMC lança site com informações sobre comércio global para PMEs
OMC lança site com informações sobre comércio global para PMEs (Foto: Creative Commons)

O site oferece orientação para pequenos negócios montarem planos de exportação e análises de mercado. Há também informações sobre propriedade intelectual para as empresas que buscam mercados externos.

O objetivo é amortecer parte dos danos causados pela interrupção dos fluxos de comércio após a pandemia, de acordo com uma declaração conjunta de Roberto Azevêdo, da OMS, da diretora interina da ITC Dorothy Tembo e do secretário-geral da Unctad, Mukhisa Kituyi.

O comunicado lembrou a situação grave do comércio internacional neste ano, cuja queda pode chegar a 32%, segundo a OMS. Já o fluxo de investimento estrangeiro deve diminuir 40% em 2020, levando ao pior nível em 20 anos.

A situação é ainda mais grave entre as PMEs, que em geral têm menor espaço de manobra em caso de crise. O ITC estima que uma a cada três PMEs podem fechar nos próximos três meses, por causa da pandemia.

As informações do site estão disponíveis em inglês, espanhol, árabe, russo e francês.