ONU: Portugal sinaliza fim de lockdown após queda nos casos de Covid-19

Com lockdown rigoroso, Portugal reduziu de 841 mil casos confirmados, há um ano, para cerca de 550 ocorrências

Este conteúdo foi publicado originalmente no portal ONU News, da Organização das Nações Unidas

Portugal deu o sinal verde para que sua população volte ao normal após meses de lockdown, disse a jornalista brasileira baseada em Lisboa Leda Letra. No vídeo, ela relata a movimentação durante o primeiro dia de reabertura, na segunda (15).

Nesta primeira fase, as crianças de até 10 anos de idade podem voltar à escola. Os estabelecimentos comerciais pequenos, com portas para a rua, também podem voltar a abrir, bem como salões de beleza. 

ONU: Portugal sinaliza fim de lockdown após queda de registros por Covid-19
Movimentação na região central de Lisboa, Portugal, em fevereiro de 2012 (Foto: Divulgação/Pedro Szekely)

O confinamento total foi essencial para reduzir os contágios de Covid-19 em Portugal. Em janeiro, o país chegou a registrar quase 17 mil novos casos em um só dia. Conforme as autoridades portuguesas, porém, os últimos dois meses foram de mudança positiva, como relata a jornalista. 

“Atualmente, o cenário é bem diferente da situação dramática que o país viveu há dois meses.  O último boletim da Direção Geral da Saúde aponta para 541 novos casos de Covid-19, em Portugal, e 15 mortes”, relatou.

No período de um ano desde o início da pandemia, o país registrou 814 mil casos de Covid-19. Desses, quase 17 mil pacientes perderam a vida. O lockdown foi essencial para conter o avanço do vírus em Portugal, disse o governo.

O país também está avançando com seu processo de vacinação contra a Covid-19. Segundo dados do governo, até segunda-feira, 3,34% da população tinha sido imunizada.  

Tags: