Sete migrantes desaparecem durante travessia no Mediterrâneo

Travessias entre a Líbia e a Itália somam ao menos 816 desaparecidos neste ano, segundo a OIM

Sete migrantes estão desaparecidos após caírem no Mar Mediterrâneo durante uma travessia partindo da Líbia, segundo relatos de sobreviventes resgatados pelo navio da ONG Aurora Sar. A embarcação, que transportava pessoas da Eritreia, Etiópia, Mali e Sudão, atracou na manhã desta quarta-feira (3) na ilha italiana de Lampedusa. As informações são da agência turca Anadolu.

De acordo com a agência italiana ANSA, os sobreviventes afirmaram que dois migrantes morreram na primeira noite de viagem, iniciada em 27 de agosto, em Zuara, na Líbia. Outros cinco desapareceram ao caírem no mar durante a jornada.

Migrantes recuperados em travessia pelo Mar Mediterrâneo em 2019 (Foto: Acnur/F. Malavolta)

Cada migrante teria pago cerca de 800 euros (cerca de R$ 5 mil) para realizar a travessia.

O episódio soma-se ao drama migratório na região. Segundo dados da Organização Internacional para as Migrações (OIM), pelo menos 816 migrantes irregulares desapareceram no Mediterrâneo Central em 2025.

Líbia e Tunísia são os principais ponto de partida para pessoas que fogem da situação de miséria e do extremismo na África e no Oriente Médio em busca de melhores condições de vida no continente europeu.

Tags: