O chanceler alemão Olaf Scholz confirmou na segunda-feira (27) que a Alemanha forneceu tanques Leopard à Ucrânia, conforme prometido. A entrega garante ao país invadido um reforço de armas pesadas tidas como de grande necessidade na guerra contra a Rússia. As informações são da agência AFP.
“Sim, entregamos os tanques Leopard conforme anunciamos”, disse Scholz em entrevista coletiva, acrescentando que Berlim já entregou 18 deles, sendo que o último deixou a Alemanha na semana passada.
O Leopard, um dos modelos mais avançados do mundo, é usado por militares em toda a Europa. Para operá-los, soldados ucranianos foram treinados em bases militares alemãs. A Alemanha anunciou o fornecimento dos tanques para Kiev em janeiro. À mesma época, os Estados Unidos disseram que enviariam ao país invadido avançados tanques Abrams, de fabricação norte-americana.
“Nossos tanques chegaram às mãos de nossos amigos ucranianos como prometido e dentro do prazo”, disse o ministro da Defesa alemão, Boris Pistorius, em comunicado.
O governo de Scholz disse inicialmente que pretendia montar, junto com aliados, dois batalhões de tanques para Kiev, totalizando 60 deles.
De acordo com reportagem da revista alemã Der Spiegel, cerca de 40 veículos de combate de infantaria Marder também chegaram à Ucrânia. Berlim está mantendo a rota das entregas em segredo por razões de segurança, disse o veículo.
A Ucrânia reforçou o pedido a seus aliados ocidentais para que cumpram suas promessas de armas pesadas para fazer frente às forças russas, antes de uma possível contra-ofensiva na primavera.