Um cidadão dos Estados Unidos foi detido na Ucrânia acusado de planejar, em agosto deste ano, o assassinato de Roman Leshchenko, ministro das Políticas Agrárias e Alimentação do país europeu. As informações são da Radio Free Europe.
Segundo o ministro do Interior ucraniano, Denys Monastyrskiy, o suspeito e sua suposta cúmplice, uma cidadã ucraniana, foram detidos um dia antes da data planejada para a consumação do crime. A autoridade detalhou que o norte-americano, cuja identidade não foi revelada, teria usado a mulher, também não identificada, para encontrar um assassino para matar Leshchenko.
De acordo com Monastyrskiy, a dupla primeiramente deu ordens ao matador para que executasse um suposto devedor. Sem saber, acabaram contatando agentes da polícia disfarçados, que forjaram o assassinato e provas fotográficas da ação – registros falsos devidamente apresentados aos mandantes. Confiante no serviço, então, a dupla pediu aos agentes secretos que matassem Leshchenko.
Leshchenko declarou nesta quinta (18) que a situação é consequência do que ele classificou como um “conflito corporativo” ocorrido em 2017, período em que ele liderou o Registro de Imóveis do Estado. A autoridade alega que ele e sua família passaram a ter esquema de segurança após receberem ameaças de desconhecidos.