‘Duas horas de felicidade’, diz Zelensky após vitória que colocou Ucrânia perto da Copa

Equipe amarela e azul derrotou a Escócia e está uma vitória de garantir vaga no mundial do Catar

A vitória da seleção ucraniana sobre a Escócia nesta quarta-feira (1) por 3 a 1 no estádio Hampden, em Glasgow, em jogo válido pela repescagem europeia da Copa do Mundo, foi mais que um simples jogo de futebol. Tanto que o presidente Volodymyr Zelensky agradeceu ao time de amarelo e azul por “duas horas de felicidade”. As informações são da rede CNN.

Basta uma vitória no fim de semana para garantir a vaga (Foto: FC Shakhtar/Reprodução Twitter)

Agora, para garantir vaga no Mundial que será disputado no Catar em novembro, basta a Ucrânia vencer o País de Gales em Cardiff no próximo domingo (5). A equipe, que tem treinado na Eslovênia, não disputava uma partida oficial desde novembro de 2021. Os ucranianos só participaram de uma Copa, a de 2006, na Alemanha.

“Há momentos em que você não precisa de muitas palavras! Orgulho é o suficiente! Simplesmente graças a vocês!”, disse Zelensky em sua conta no Instagram. “Duas horas de felicidade a que não nos acostumamos. Eles lutaram. Eles perseveraram. Eles venceram. Porque eles são ucranianos!”.

Embora os gols marcados por Andriy Yarmolenko e Roman Yaremchuk no primeiro tempo e no começo do segundo tenham colocado os visitantes em uma situação que parecia confortável na partida, momentos de nervosismo foram guardados para os minutos finais. Aos 33 o jogo pegou fogo quando Callum McGregor descontou para a Escócia, iniciando uma investida no gol ucraniano.

Empurrada pela torcida, a Escócia buscou o empate que levaria o jogo para a prorrogação. Porém, no último lance, o atacante Dovbyk arrancou e finalizou de canhota na entrada da área, marcando o gol que colocou a nação devastada pela guerra na final da repescagem.

A bola na rede causou comoção tanto dentro do estádio quanto fora, com torcedores chorando, dançando e cantando mesmo depois que os jogadores já haviam deixado o gramado.

“Jogamos para aqueles que lutam nas trincheiras, aqueles que lutam pela última gota de sangue. Sim, demos um pequeno passo em direção ao nosso grande objetivo. Ainda temos o jogo do País de Gales pela frente e faremos tudo. São ucranianos extremamente orgulhosos”, declarou à imprensa após o jogo o técnico da Ucrânia, Oleksandr Petrakov.

Os escoceses saudaram os adversários no Twitter após a partida.

Tags: