França anuncia que irá enviar destacamento militar à Lituânia para nova missão em dezembro

Em entrevista, ministra das Relações Exteriores, Catherine Colonna, também enfatizou a importância da missão da Otan contra a ameaça russa

A França enviará um destacamento militar à Lituânia para uma nova missão em dezembro, disse na quinta-feira (30) a ministra das Relações Exteriores francesa, Catherine Colonna. 

Em entrevista à imprensa lituana durante visita ao país, transcrita no site do Ministério da Europa e dos Negócios Estrangeiros da França, Colonna elogiou a cooperação entre Paris e Vilnius.

Ela disse que visitaria a base aérea de Siauliai, onde os soldados franceses destacados como parte da missão de policiamento aéreo da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) nos países bálticos terminarão seu trabalho rotativo.

Soldado francês com uma metralhadora de uso geral na Estônia em 2021 (Foto: WikiCommons)

“Essas patrulhas contribuíram para fortalecer a proteção do flanco oriental da Otan, junto com nossos amigos poloneses”, disse ela, destacando sua importância contra a ameaça russa.

Ela também foi questionada se a atitude da França em relação à agressão russa na Ucrânia está mudando.

“Acho que a atitude da França, desde o início do conflito, sempre foi a mesma. O presidente Macron repetiu isso mais uma vez em fevereiro: há um agressor, a Rússia de Vladimir Putin, e uma vítima, a Ucrânia”, disse Catherine. E acrescentou:

“Hoje, está claro que não há espaço para o diálogo. Porque a Rússia continua com a guerra, tomando a decisão de intensificá-la e cometer crimes de guerra. Hoje, a prioridade é, portanto, reforçar o nosso apoio à Ucrânia, em particular o nosso apoio militar, a fim de apoiar a resistência do povo e do exército ucranianos”.

Tags: