Pilhas de lixo nas ruas de Paris estão diminuindo, dizem autoridades

Melhoria significativa será vista a partir da semana que vem, disse o vice-prefeito da capital francesa

A prefeitura de Paris disse na sexta-feira (31) que o volume de pilhas de lixo na cidade está diminuindo. Milhares de toneladas de resíduos se acumularam nas ruas devido à greve contra a reforma Previdenciária promovida por trabalhadores da limpeza urbana. As informações são do jornal francês Le Parisien.

As ruas da capital francesa tinham 4,3 mil toneladas de lixo na quinta-feira (30), tendo caído para 3,2 mil na sexta. O vice-prefeito de Paris, Emmanuel Gregoire, disse ao jornal que uma melhora significativa poderá ser observada a partir da semana que vem.

“Ainda não voltamos à normalidade, devido aos bloqueios esporádicos nas instalações de incineração e nas garagens dos caminhões do lixo”, disse, explicando que os processos de recolha e eliminação estão a ser morosos.  

Lixo acumulado durante greve dos catadores de Paris contra a reforma da previdência em 2020 (Foto: Paola Breizh/Flickr)

Paris está se preparando para uma maratona no domingo (2) e as ruas do percurso estão sendo limpas, acrescentou Gregoire.

Todo o percurso e arredores serão previamente limpos. A limpeza pós-maratona também já está planejada para permitir que o tráfego seja retomado o mais rápido possível.

De acordo com nota publicada no site da prefeitura de Paris, os grandes volumes de resíduos não recolhidos não representam um risco para a saúde da população. 

“A presença de ratos, dos quais nenhum aumento significativo foi observado até agora, também não representa nenhum risco particular. A Prefeitura permanece atenta a esse ponto e em contato permanente com a Agência Regional de Saúde, que confirma a ausência de alerta”, disse o comunicado. 

A famosa “Cidade Luz” vem sofrendo sérias interrupções na coleta de lixo desde o início do mês devido à paralisação.

Tags: