Um programa de rádio de 1958, quase um podcast daqueles tempos, recupera a história dos dez primeiros anos de existência da OMS (Organização Mundial da Saúde), fundada em 7 abril de 1948.
O Podcast Classics, da ONU (Organização das Nações Unidas), recuperou o programa, que tem narração em inglês do ator britânico Michael Redgrave (1908-1985) – conhecido por seus papéis em filmes da “era de ouro” de Hollywood.
O programa conta a história de diversas pandemias ao longo dos séculos, começando com a peste que assolou a capital britânica em 1665. Poliomielite, tifo, cólera e malária também são lembradas na gravação.
Redgrave rememora o discurso do primeiro diretor-geral da OMS, o canadense Brock Chisolm, no dia em que a organização foi criada.
“Acabamos de sair de uma catastrófica guerra mundial, que lembrou as pessoas de que o nosso planeta é pequeno. Até recentemente, o ambiente do homem era sua localidade. Sua vila ou cidade, ou, no máximo, seu país. […] Essa situação mudou inteiramente”, afirmou Chisolm.
O médico canadense explicou que a nova organização via a saúde “não apenas como a ausência de doença ou enfermidade, mas uma intenção positiva”, na qual as pessoas desenvolvam a capacidade de ver o mundo além de sua vila e “conviver com todos os tipos de pessoas, em todo o mundo”.