República Tcheca ratifica tratado que agiliza envio de tropas dos EUA

Acordo de defesa fortalece a cooperação militar e simplifica o envio de tropas norte-americanas para o território tcheco

Na quarta-feira (16), a República Tcheca concluiu a ratificação de um tratado de defesa com Washington. O objetivo é fortalecer a cooperação militar entre as nações e simplificar o envio de tropas norte-americanas ao país europeu, especialmente em um período de conflito no leste do continente. As informações são da rede ABC News.

O primeiro-ministro tcheco, Petr Fiala, assinou o tratado, marcando o passo final no processo de ratificação do Acordo de Cooperação em Defesa. O pacto recebeu o respaldo de ambas as casas do Parlamento em julho e foi aprovado pelo presidente Petr Pavel em 1º de agosto.

O tratado estabelece um quadro legal que permite o possível deslocamento de soldados dos EUA para a República Tcheca, especialmente em tempos de guerra na Ucrânia.

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, conversa com oficial do exército dos EUA (Foto: NATO/Flickr)

A ministra da Defesa tcheca, Jana Cernochova, e o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, assinaram o tratado em Washington em 23 de maio.

Os Estados Unidos têm acordos semelhantes com outros 24 Estados-Membros da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), que compõem o flanco oriental da aliança, incluindo países como Polônia, Eslováquia, Hungria, Lituânia, Letônia, Estônia, Romênia e Bulgária.

No entanto, qualquer movimentação de forças americanas ainda necessitaria da aprovação do governo e do Parlamento tchecos.

Tags: