Romênia confirma ter encontrado fragmentos de drones dentro de seu território

País é membro da Otan e faz fronteira com a Ucrânia pelo rio Danúbio, onde têm ocorrido ataques constantes das forças russas

O Ministério da Defesa da Romênia confirmou ter encontrado em seu território fragmentos de drones possivelmente russos, usados para atacar o território ucraniano do outro lado da fronteira, demarcada pelo rio Danúbio. As informações são da agência Reuters.

A Ucrânia afirmou no início de setembro que ao menos um veículo aéreos não tripulado (VANT) da Rússia havia caído no território ucraniano, exibindo inclusive um vídeo de uma explosão. Bucareste inicialmente desmentiu “categoricamente” a alegação, mas agora admite o incidente.

“A tripulação de um helicóptero IAR 330 Puma da Força Aérea Romena (identificou) fragmentos que poderiam ter vindo de um drone, dispersos por uma área de várias dezenas de metros”, disse o Ministério da Defesa em comunicado.

Drone iraniano Shahed 171 exposto em Teerã, janeiro de 2019 (Foto: Majid Haghdoust/WikiCommons)

Moscou tem intensificado os ataques a portos ucranianos desde que deixou a Iniciativa dos Grãos do Mar Negro, um acordo intermediado pela ONU (Organização das Nações Unidas) e pela Turquia que permitia a exportação de alimentos e fertilizantes da Ucrânia e da Rússia para o resto do mundo.

Os principais alvos da Rússia têm sido os portos de Reni e Ismail, no Danúbio, perto da fronteira da Ucrânia com a Romênia, e a região de Odessa, às margens do Mar Negro e sede de dois grandes portos ucranianos.

Nos últimos dias, os serviços de emergência romenos receberam ligações de pessoas que teriam avistado drones no território do país. Já no final de semana o Ministério da Defesa havia confirmado a informação, reforçada novamente nesta quarta-feira (13).

Após a Romênia admitir que os drones são possivelmente russos e que teriam explodido dentro de seu território,  o Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia classificou a guerra como uma “enorme ameaça” aos países que fazem fronteira com o território ucraniano.

O que gera especial tensão é o fato de a Romênia ser membro da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte). A aliança está em alerta desde o início da guerra da Ucrânia, devido à possibilidade de o conflito atingir um de seus membros.

Entretanto, o secretário-geral adjunto da Otan, Mircea Geoana, descartou a possibilidade de a aliança entrar no conflito devido ao episódio dos drones. “O mais importante é reconfirmar o fato de que não há indicação de uma ação deliberada para atacar o território romeno e, portanto, o território da Otan”, disse ele, segundo a agência Associated Press (AP).

Geoana, ex-ministro das Relações Exteriores da Romênia, confirmou que os fragmentos encontrados no final de semana são “semelhantes aos usados ​​pelo exército russo.” Porém, colocou panos quentes na questão. “Quero tranquilizar o público romeno e especialmente aqueles na fronteira do Danúbio com a Ucrânia de que não há motivos para preocupação”, declarou.

Tags: