Rússia expulsa comediante belarusso por piada ‘humilhante’ durante show virtual

Idrak Mirzalizade fez uma apresentação no YouTube na qual teria ofendido os russos, para quem sua presença no país tornou-se "indesejável"

Um comediante belarusso foi expulso da Rússia por ter feito uma piada considerada “humilhante” pelas autoridades locais. Idrak Mirzalizade, que é nascido no Azerbaijão e tem dupla nacionalidade, fez uma apresentação no YouTube na qual teria ofendido os russos, segundo o jornal independente Moscow Times.

Na piada, Mirzalizade falava sobre as dificuldade que cidadãos de outras nacionalidades enfrentam para alugar imóveis na Rússia. Então, disse que ele e o irmão encontraram um colchão sujo de fezes em um apartamento cujos inquilinos anteriores eram russos. E então fez a piada: “aparentemente, os russos se lambuzam de fezes e vão dormir”.

Rússia expulsa comediante belarusso por piada 'humilhante' durante show virtual
Idrak Mirzalizade, comediante belarusso expulso da Rússia (Foto: reprodução YouTube)

O comentário do comediante viralizou nas redes sociais e, claro, chegou às autoridades russas. Mirzalizade afirma, inclusive, que chegou a ser agredido por duas pessoas nas ruas em virtude do incidente.

“Em seu discurso público, Idrak Mirzalizade fez expressões que incitam ao ódio e a inimizade contra pessoas de nacionalidade russa, humilhando sua dignidade humana. A este respeito, a sua presença no território da Federação Russa foi reconhecida como uma ameaça à ordem pública, aos direitos e interesses legítimos de terceiros”, diz um comunicado do Ministério do Interior russo.

A expulsão ocorre cinco meses depois de o comediante conseguir uma autorização legal para residir no país. O órgão afirma que “decidiu que é indesejável para o cidadão da República de Belarus Idrak Kakhin oglu Mirzalizade permanecer (residir) na Federação Russa pelo resto da vida”.

Prisão

No início de agosto, um tribunal distrital em Moscou havia condenado Mirzalizade a dez dias de prisão administrativa, sob a acusação de “humilhar um grupo de pessoas escolhidas em âmbito nacional”. Ele se declarou inocente, mas diante do tribunal se desculpou “às pessoas que o viram e o interpretaram mal”.

“Não tinha intenção de ofender, principalmente porque participava de uma apresentação cômica. Mas eu me arrependo para aqueles que viram os trechos tirados do contexto, já que soaram inadequados para eles, e eu entendo seus sentimentos ”, disse ele.

A punição gerou apoio inclusive de comediantes russos, que realizaram um evento de stand-up em apoio a ele, com o título “piada não é crime”.

Tags: