Três britânicos são prisioneiros do Taleban no Afeganistão, segundo ONG

Um preso foi identificado como sendo um turista adepto de viagens perigosas, e outro é médico de uma entidade humanitária

O Taleban mantém três cidadãos britânicos como prisioneiros no Afeganistão, segundo denunciou a ONG humanitária Presidium Network. Os homens teriam sido detidos no mês de janeiro, em incidentes separados, e continuam sob custodia das autoridades afegãs. As informações são da rede Sky News.

Um dos homens foi identificado como sendo Kevin Cornwell, médico de uma entidade que presta serviço humanitário no país. O segundo prisioneiro é Miles Routledge, um turista que em agosto de 2021 havia deixado o Afeganistão durante o processo de evacuação das tropas ocidentais que ocupavam o país. O terceiro indivíduo não foi identificado.

Integrantes do Taleban no Afeganistão (Foto: Wikimedia Commons)

“Estamos trabalhando duro para garantir contato consular com cidadãos britânicos detidos no Afeganistão e estamos apoiando as famílias”, disse um funcionário do governo do Reino Unido.

Scott Richards, membro da ONG que denunciou as prisões, disse que os homens estão em boas condições de saúde, embora tenha admitido que “não houve contato significativo” com eles. “Estamos muito esperançosos de que o contato será feito”, acrescentou.

Routledge tem um perfil no Instagram no qual diz gostar de visitar destinos perigosos. Ele tem uma foto dizendo ter sido feita na fronteira do Quênia com o Sudão do Sul, sendo que este último está imerso em um violento conflito civil que deslocou internamente mais de dois milhões de pessoas.

O turista estava no Afeganistão em 2021 quando os EUA e seus aliados finalizaram o processo de retirada de tropas que permitiu ao Taleban assumir o poder. Então, contou com a ajuda das forças armadas do Reino Unido para ser evacuado, mas posteriormente retornou a Cabul.

Cornwell, por sua vez, foi detido em janeiro sob a acusação de guardar uma arma de fogo no cofre do hotel em que estava hospedado. A família dele admite que a acusação procede, embora alegue que ele tem uma autorização para portar a arma.

Tags: