Os países em desenvolvimento já mostram trajetória “preocupante” por conta da queda do comércio global, avaliou a Unctad (Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento) em pesquisa divulgada nesta quinta (11).
O ano de 2020 será de intensa queda no comércio internacional, da ordem de 20%, estima o órgão. A pior retração acontece no segundo trimestre e deve ser de 27%, ante 5% nos meses entre janeiro e março.
A situação não deve melhorar no segundo semestre, na avaliação da diretora de comércio internacional do órgão, Pamela Coke-Hamilton.
Com menor demanda para exportação, esses países também precisam comprimir suas importações para que não fiquem sem divisas estrangeiras a ponto de gerar uma crise cambial.
Os setores mais afetados foram o automotivo, com queda de 49%, e o de energia, com -39%. A agricultura se manteve estável.
A área de saúde acumula o maior crescimento, de 116% só em abril, puxada pelas demandas da pandemia. Entre elas estão fabricação e envio de materiais de proteção, além do desenvolvimento de medicamentos e imunizações contra o novo coronavírus.