Cientistas confirmam: rotação da Terra está diminuindo, prolongando os dias

Relatório indica que a tendência de aceleração da rotação da Terra foi revertida, resultando em um aumento no dia médio ao longo de 2023

Segundo dados recentes de relógios atômicos, a velocidade de rotação da Terra parece estar diminuindo, o que pode resultar em dias mais longos, conforme relatado pelo site Time and Date.

Em junho de 2022, registrou-se o momento em que a Terra atingiu sua rotação mais rápida, resultando nos dias mais curtos já registrados. Entretanto, desde então, essa tendência se inverteu. Pela primeira vez em sete anos, o dia médio aumentou em 2023.

As projeções indicam que essa desaceleração pode persistir até 2025, prevendo-se que a duração do dia alcance potencialmente +1,63 milissegundos em março de 2025, tornando-o o mais longo desde março de 2019.

(Foto: WikiCommons)

A duração de um dia é medida pela diferença entre o tempo que a Terra leva para completar uma rotação completa em torno de seu eixo em relação ao Sol e 86.400 segundos, o que equivale a 24 horas. Esses dados sobre a duração do dia são fornecidos pelo Serviço Internacional de Sistemas de Referência e Rotação da Terra (Iers, da sigla em inglês).

No entanto, segundo o estudo, prever as mudanças na velocidade de rotação da Terra é desafiador devido ao movimento complexo do núcleo da Terra, dos oceanos, da atmosfera e de outros fatores.

Tags: