Taleban diz que mulheres estão proibidas de praticar esporte no Afeganistão

Imposições às mulheres afegãs vão desde a proibição de saírem de casa sem um homem que as acompanhe até o veto à educação e ao trabalho

A nova realidade do Afeganistão, com o Taleban no governo, tem sido particularmente devastadora para as mulheres, que voltaram a viver sob um regime repressivo baseado numa interpretação radical do Islã. A mais nova restrição imposta a elas no país é a proibição de que pratiquem esportes. As informações são do jornal britânico The Guardian.

A proibição do esporte feminino no Afeganistão foi confirmada pelo vice-líder da comissão cultural do Taleban, Ahmadullah Wasiq, em entrevista à emissora australiana SBS. Ele citou especificamente o críquete, esporte criado pelos ingleses e bastante popular inclusive na Austrália e no Oriente Médio.

“Não acho que as mulheres poderão jogar críquete, porque não é necessário que as mulheres joguem críquete”, disse Wasiq. “No críquete, elas podem enfrentar uma situação em que o rosto e corpo não estarão cobertos. O Islã não permite que as mulheres sejam vistas assim”.

O representante talibã também deu a entender que praticamente todas as modalidades esportivas serão vetadas. “É a era da mídia, e haverá fotos e vídeos, e então as pessoas assistirão. O Islã e o Emirado Islâmico [Afeganistão] não permitem que as mulheres joguem críquete ou pratiquem o tipo de esporte em que ficam expostas”.

Além de tolhidas de simples liberdades, como saírem sozinhas, afegãs são forçadas a se casar com combatentes (Foto: Pixabay)

O governo interino instituído pelo Taleban é formado exclusivamente por homens que militavam no grupo e são, assim, tidos como leais ao movimento extremista. É um gabinete notadamente linha-dura e sem nenhuma mulher, contrariando a promessa prévia de que seria inclusivo.

Por que isso importa?

Entre as imposições dos talibãs às mulheres que voltaram a viger no Afeganistão estão a proibição de saírem de casa desacompanhadas, o veto à educação em escolas e ao trabalho e inúmeros casos de mulheres solteiras ou viúvas forçadas a se casar com combatentes.

Quem não cumpre as regras sofre com as consequências. As punições incluem espancamentos públicos, um antigo meio de repressão dos fundamentalistas.

Para lembrar as afegãs de suas obrigações, os militantes ergueram cartazes em algumas áreas para informar os moradores sobre as regras. Em certas regiões, as lojas estão proibidas de vender mercadorias a mulheres desacompanhadas.

A repressão se estende à educação. O Taleban não só proibiu as mulheres de estudarem como fechou escolas no país. Em certas áreas dominadas pelos extremistas, a educação foi permitida para meninas somente até a quarta série.

Numa decisão que atinge também os homens, o Taleban determinou que apresentações de música ao vivo estão proibidas no país.

Tags: