VÍDEO: Palestino é morto por soldados israelenses instantes após dar entrevista à TV

Baleado diante das câmeras de TV, homem havia dito à reportagem minutos antes que 'nenhum lugar é seguro em Gaza'

Um homem em Gaza, de mãos erguidas para mostrar que não representava uma ameaça, foi baleado minutos após conversar com um jornalista britânico na terça-feira (24), mostrou a ITV News. Ramzi Abu Sahloul, um comerciante de roupas infantis de 51 anos, estava desarmado junto de um grupo de palestinos segurando uma bandeira branca, conforme ocorria um confronto nas proximidades. Os detalhes foram fornecidos por John Irvine, correspondente estrangeiro da emissora do Reino Unido, e reproduzidos pelo jornal Independent.

Em entrevista à ITV, Sahloul, falando em inglês, relatou que sua família escapou de Gaza quando a guerra começou e que agora estavam fugindo novamente. Desta vez, deixavam Khan Younis para se dirigirem à cidade de Rafah, perto da fronteira com o Egito e um ponto de passagem de ajuda humanitária rumo ao enclave.

Antes de ser morto a tiros, ele declarou que “nenhum lugar é seguro em Gaza”, destacando a presença constante do Exército israelense, que “atira em qualquer lugar”, seja em casas, prédios ou nas ruas. Ele mencionou que, apesar de terem sido ordenados a evacuar, o irmão não teve permissão para sair, e eles queriam tentar resgatá-lo.

Ramzi Abu Sahloul estava desarmado e com as mãos para a cima (Foto: ITV News/captura de tela)

A reportagem mostrou que o grupo de cinco homens palestinos do qual Sahloul fazia parte tentava alcançar os familiares em uma casa dentro de uma zona de combate ativa. O repórter destacou que os homens estavam fazendo o possível para parecerem inofensivos aos soldados israelenses nas proximidades, procedendo com cuidado.

Ao encerrar a entrevista, o cinegrafista se afastou, retornando para capturar uma última imagem no momento em que diversos tiros foram ouvidos. Foi então que percebeu que a fonte havia sido alvejada no peito. Um dos homens que o acompanhava usou a bandeira para cobrir seus ferimentos.

Enquanto o grupo tentava levar o corpo de Sahloul para um lugar seguro, mais tiros foram ouvidos, indicando que eles ainda eram um alvo. Finalmente, conseguiram transportar o homem de 51 anos para fora da área de conflito, onde as imagens mostravam sua esposa lamentando a perda.

A ITV News relatou que, ao procurar as Forças de Defesa de Israel (IDF, da sigla em inglês) para comentários, foi informada de que não tinham conhecimento do incidente e que “o vídeo está claramente editado, não temos como comentar”.

O Ministério da Saúde de Gaza relatou mais de 25 mil mortes entre os palestinos na região, incluindo mulheres e crianças. A contagem não diferencia entre vítimas civis e militantes.

Tags: