Taleban acusa o Paquistão de matar civis em ataque aéreo e ameaça retaliar

Bombardeio teria como alvos membros de um grupo extremista paquistanês que supostamente se escondem no território afegão

O governo afegão do Taleban acusou o vizinho Paquistão de matar oito civis em ataques aéreos no sudeste do Afeganistão, com três crianças entre as supostas vítimas. O objetivo de Islamabad seria atingir redutos do Tehrik-e Taliban Pakistan (TTP), grupo fundamentalista popularmente conhecido como Taleban do Paquistão. As informações são da rede Radio Free Europe (RFE).

Zabihullah Mujahid, porta-voz do Taleban afegão, afirmou que o ataque ocorreu por volta das 3h desta segunda-feira (18), pelo horário local, nas províncias de Khost e Paktika. As vítimas civis, de acordo com a autoridade, são cinco mulheres e três crianças.

“O lado paquistanês alegou que teve como alvo uma pessoa chamada Abdullah Shah nestes ataques, enquanto a pessoa mencionada está no Paquistão”, disse Mujahid, contestando o argumento paquistanês. “Condenamos os ataques mencionados nos termos mais veementes e consideramos esta ação impensada uma violação do território do Afeganistão.”

Jato da Força Aérea do Paquistão, abril de 2023 (Foto: facebook.com/DGPR.PAF)

Embora sejam entidades separadas, o Taleban afegão e o homônimo paquistanês seguem os mesmo preceitos sunitas e mantêm relações cordiais, o que se tornou um problema para Islamabad.

O TTP realiza ataques frequentes no território paquistanês, e o governo local afirma que os extremistas costumam se esconder no Afeganistão. A situação levou à erosão do relacionamento entre os dois países, e esta não é a primeira vez que o Taleban acusa o Paquistão de bombardear seu território.

O ataque paquistanês desta segunda seria uma resposta ao TTP, acusado de matar sete soldados em uma ação ocorrida no sábado (16) perto da fronteira entre o Paquistão e o Afeganistão, segundo a rede BBC. Islamabad afirma que os agressores partiram do território afegão, para onde retornaram após matarem os militares.

“O Paquistão não deve culpar o Afeganistão por não controlar os acontecimentos, a sua incapacidade e os seus problemas”, disse Mujahid, que ameaçou retaliar. “Tais acontecimentos terão resultados muito infelizes que estarão fora do controle do Paquistão.”

Tags: