Europa

Podcast lembra os primeiros anos da OMS com áudio de 1958

Ator Michael Redgrave, da era de ouro de Hollywood, narra programa de rádio onde conta história das pandemias

[social-share]

Um programa de rádio de 1958, quase um podcast daqueles tempos, recupera a história dos dez primeiros anos de existência da OMS (Organização Mundial da Saúde), fundada em 7 abril de 1948.

O Podcast Classics, da ONU (Organização das Nações Unidas), recuperou o programa, que tem narração em inglês do ator britânico Michael Redgrave (1908-1985) – conhecido por seus papéis em filmes da “era de ouro” de Hollywood.

EM INGLÊS: O ator Michael Redgrave conta a história da OMS e das pandemias antes e depois da criação da organização. (Áudio: UN News)

O programa conta a história de diversas pandemias ao longo dos séculos, começando com a peste que assolou a capital britânica em 1665. Poliomielite, tifo, cólera e malária também são lembradas na gravação.

Redgrave rememora o discurso do primeiro diretor-geral da OMS, o canadense Brock Chisolm, no dia em que a organização foi criada.

'Podcast' de 1958 conta história da OMS
O ator Michael Redgrave narra ‘podcast’ sobre pandemias em 1958 (Foto: Reprodução/ UN News)

“Acabamos de sair de uma catastrófica guerra mundial, que lembrou as pessoas de que o nosso planeta é pequeno. Até recentemente, o ambiente do homem era sua localidade. Sua vila ou cidade, ou, no máximo, seu país. […] Essa situação mudou inteiramente”, afirmou Chisolm.

O médico canadense explicou que a nova organização via a saúde “não apenas como a ausência de doença ou enfermidade, mas uma intenção positiva”, na qual as pessoas desenvolvam a capacidade de ver o mundo além de sua vila e “conviver com todos os tipos de pessoas, em todo o mundo”.