Ancara protesta contra veículos blindados norte-americanos em duas ilhas gregas

Drones turcos registraram navios de desembarque transportando veículos militares doados pelos EUA a caminho das ilhas de Lesbos e Samos

Ancara protestou contra a doação de veículos blindados dos EUA para as ilhas gregas de Lesbos e Samos. O incidente marca a mais recente crise diplomática entre Grécia e Turquia, vizinhos de Mediterrâneo. As informações são da agência catari Al Jazeera.

Após a Turquia convocar o embaixador grego e ter enviado nota de protesto a Washington pela implantação dos blindados norte-americanos nas duas ilhas do Mar Egeu, perto da costa turca, Atenas classificou na segunda-feira (26) a medida como “completamente infundada”, acusando Ancara de “comportamento agressivo”.

Há tempos a Turquia acusa a Grécia, ambos integrantes da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), de militarizar tais ilhas do Egeu Oriental, alegando violação dos acordos internacionais assinados após a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais. 

Navio da Marinha dos EUA em exercício no Mar Egeu em 2015 (Foto: WikiCommons)

O Ministério das Relações Exteriores da Turquia disse ao enviado grego que Atenas deveria “parar com as violações” e “respeitar o status não militar que às ilhas foi atribuído pela lei internacional”, segundo relatou a agência de notícias estatal Anadolu.

As cobranças de Ancara foram classificadas pela Grécia como “completamente infundadas e incompatíveis com a lei internacional”, disse uma fonte diplomática grega.

No entanto, no último domingo (25), a Anadolu informou que drones do exército turco rastrearam a implantação de veículos blindados da Grécia nas ilhas em 18 e 21 de setembro, violando o direito internacional. Atenas acusa a Turquia de realizar centenas de missões militares ilegais sobre as ilhas.

A mesma fonte diplomática grega ainda observou que Ancara acenou para um conflito com o país vizinho, bem como acusou o presidente turco Recep Tayyip Erdogan de reunir “uma enorme presença naval e violar a soberania e o espaço aéreo da Grécia”.

Atenas apresentou uma queixa formal à União Europeia (UE), à Otan e à ONU (Organização das Nações Unidas) após Erdogan ter insinuado sobre uma possível operação militar no mar Egeu no começo de setembro.

Diante das alegações, o mandatário turco declarou: “não deixaremos de defender os direitos e interesses de nosso país contra a Grécia usando todos os meios à nossa disposição, quando necessário”.

A Turquia e a Grécia estiveram historicamente envolvidas em uma série de conflitos, incluindo direitos marítimos, soberania das ilhas do Mar Egeu, gás natural e fronteiras do espaço aéreo. 

Tags: