Ameaça de novo ciclone em Moçambique coloca autoridades de prontidão

Províncias centrais de Nampula, Zambézia e Sofala poderão sofrer com mau tempo, segundo Instituto Nacional de Meteorologia

Conteúdo adaptado de material publicado originalmente pela ONU News

As autoridades de Moçambique, através do Instituto Nacional de Meteorologia (Inam) continuam a monitorar os ciclones tropicais. 

Em nota de imprensa, a instituição indica que o sistema de baixa pressão atmosférica formado a nordeste da Ilha de Madagascar, na bacia do sudoeste do Oceano Índico, evoluiu para depressão tropical.

Estágio de ciclone tropical

Projeções do Inam indicam que a tempestade poderá atingir o estágio de ciclone nos próximos dias, na costa leste de Madagascar. A ONU apoiou o Governo de Moçambique na instalação de sistemas de alerta precoce.

Pedro Mutumane é meteorologista do Inam e detalha à ONU News, de Maputo, o trajeto provisório.

Destruição em Moçambique após a passagem do ciclone Idai, em 2018 (Foto: Ocha/Saviano Abreu)

“As projeções indicam que poderá atingir o estágio de ciclone tropical no dia 11 de janeiro próximo à costa leste de Madagascar. Espera-se que o mesmo sistema atinja o canal de Moçambique no dia 12 de janeiro, afetando a navegação marítima com ventos tempestuosos. Já no dia 13, espera-se que atinja o estágio de ciclone tropical aproximando à costa moçambicana, condicionando assim o estado de tempo nas províncias de Nampula, Zambézia e Sofala”, disse Mutumane.

Em 15 de dezembro, o país foi assolado pelo ciclone Chido, que causou destruição significativa. Os ventos fortes ultrapassaram 200 quilômetros por hora e foram registrados mais de 250 milímetros de precipitação num único dia.

As fortes chuvas e os ventos intensos da tempestade deixaram estragos em vários distritos nas províncias de Cabo Delgado, Nampula e Niassa, no norte. Estima-se que 1,3 milhão de pessoas foram afetadas.

Informação meteorológica

Face à atual depressão tropical, o Inam continua a monitorar a evolução deste sistema e apela à população para continuar a acompanhar a informação meteorológica e os avisos difundidos pelas autoridades nacionais.

Moçambique é um dos países vulneráveis aos efeitos das mudanças climáticas, sendo afetado ciclicamente pelas cheias e pelos ciclones tropicais durante a época chuvosa que ocorre entre outubro e abril.

Tags: