Forças de paz da ONU encontram valas comuns com quase 50 corpos na RD Congo

As Nações Unidas atribuem os assassinatos a um grupo de milícias étnicas. Mulheres e crianças estão entre as vítimas

Soldados das forças de manutenção da paz da ONU (Organização das Nações Unidas) encontraram valas comuns contendo 49 corpos no leste da República Democrática do Congo, informou a entidade nesta quinta-feira (19). Os assassinatos, que incluem mulheres e crianças, foram atribuídos a grupos armados étnicos. As informações são da agência Reuters.

Quarenta e duas vítimas foram encontradas na aldeia de Nyamamba, na província de Ituri, entre elas 12 mulheres e seis crianças. Já no vilarejo de Mbogi, cerca de 30 quilômetros a leste da capital da província, Bunia, foram encontrados os corpos de sete homens, disse a Missão de Estabilização da Organização das Nações Unidas na República Democrática do Congo (Monusco).

A suspeita é de que a chacina tenha sido executada por integrantes da milícia localmente conhecida como Codeco (Cooperativa para o Desenvolvimento do Congo), que diz proteger a etnia Lendu de outro grupo, o povo Hema, e das forças congolesas.

Boina azul da ONU em missão de paz na República Centro-Africana (Foto: MINUSCA/Leonel Grothe)

“Os capacetes azuis realizaram uma patrulha na região imediatamente depois de receberem, no fim de semana, informações sobre ataques de milicianos da Codeco contra civis. A Monusco condena veementemente esses assassinatos bárbaros e covardes”, detalhou a missão em copmunicado, acrescentando que as forças de paz lançaram uma patrulha na área no fim de semana após os ataques.

Abalada por conflitos, a região de Ituri, que é rica em ouro, sofre com a violência desde o fim de 2017, paralelamente à ascensão da Codeco.

“Desde 1º de dezembro de 2022, pelo menos 195 civis foram mortos, 68 feridos e 84 sequestrados em incidentes atribuídos à Codeco e ao Zaire. Ataques recentes aumentaram o número de deslocados para mais de 1,5 milhão em Ituri e reduziram o acesso humanitário”, disse a Monusco no Twitter.

Por que isso importa?

A Codeco é uma das muitas milícias que operam no leste da RD Congo, região inserida em conflitos por terras e recursos naturais. Os combatentes do grupo armado mataram centenas de civis em Ituri e forçaram milhares a fugirem de suas casas nos últimos anos, de acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas).

Nos últimos anos, a Codeco tem se focado em ataques contra de deslocados, onde algumas pessoas se estabeleceram depois de fugirem de outros ataques do grupo. Os combatentes da milícia são oriundos principalmente da comunidade agrícola de Lendu, que há muitos anos está em conflito com os pastores Hema.

Tags: