Dengue se espalha, supera dez milhões de casos nas Américas e preocupa os EUA

Porto Rico, território norte-americano, decretou emergência de saúde pública e levou Washington a emitir um alerta de risco para a doença

No final de maio, o Brasil superou cinco milhões de casos de dengue, com 2.827 mortes confirmadas e 2.712 em investigação. O problema, no entanto, está longe de ser exclusividade brasileira, ou mesmo de países das Américas. Já são mais de dez milhões de casos no continente e mais de 80 países atingidos em todo o mundo. Conforme a doença se espalha, aumenta a preocupação inclusive nos Estados Unidos, que já têm um de seus territórios em crise.

Os mais de dez milhões de casos registrados em 2024 nas Américas, com dados coletados até o final de junho, já representam o dobro de todo o ano passado. O aumento é ainda mais impactante no Brasil, que em 2023 teve cerca de 1,6 milhões de casos, mas somente nos primeiros cinco meses deste ano já superou os cinco milhões, de acordo com a Agência Brasil.

Aedes Aegypti, mosquito causador da dengue (Foto: Vaccines at Sanofi/Flickr)

A situação é igualmente preocupante em Porto Rico, território norte-americano que declarou emergência de saúde pública em razão da doença. Uma situação que fez soar o alarme nos EUA, onde um aviso foi lançado no final de junho pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês), um órgão do governo norte-americano.

Médicos, autoridades de saúde e a população foram alertados nos EUA de que é preciso atenção especial com a dengue. Embora os casos no país ainda não tenham atingido a casa do milhar, restritos a viajantes que estiveram em outros países, há o temor de que o mosquito causador, o Aedes Aegypti, comece em breve a agir sobretudo nos estados do sul do país, de acordo com o jornal The Washington Post.

“A tempestade está chegando, pessoal”, disse Grayson Brown, diretor executivo da organização sem fins lucrativos Puerto Rico Vector Control Unit, em uma conversa virtual com autoridades do estado norte-americano da Califórnia. “Está aqui em Porto Rico, mas vocês sentirão isso muito em breve.”

Outro país que chama a atenção dos especialistas é o Nepal, que até 2004 não havia registrado um caso sequer de dengue. Desde então, a doença se instalou por lá, com mais de 50 mil casos registrados em cada um dos últimos dois anos. Originário da África, o Aedes Aegypti também vem agindo na Europa, com transmissões locais registradas na Itália, na França e na Espanha.

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), a doença é endêmica em mais de cem países de África, Américas, Mediterrâneo Oriental, Sudeste Asiático e Pacífico Ocidental e em 2023 afetou mais de 80 países em todas as regiões cobertas pela agência.

“As regiões das Américas, Sudeste Asiático e Pacífico Ocidental são as mais seriamente afetadas, com a Ásia representando cerca de 70% da carga global”, disse a entidade em abril deste ano. “A dengue está se espalhando para novas áreas na Europa, no Mediterrâneo Oriental e na América do Sul.”

Tags: