Ministro das Relações Exteriores da Rússia desembarca em Nova York

Sergei Lavrov irá presidir sessões do Conselho de Segurança da ONU e em reuniões bilaterais

Nesta terça-feira (16), o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, chegou a Nova York para participar das reuniões do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas), que ocorrerão nos dias 16 e 17 de julho, durante a presidência russa iniciada em 1º de julho. As informações são do Kyiv Independent.

Maria Zakharova, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, anunciou no Telegram que “a delegação de Sergei Lavrov chegou a Nova York para participar das reuniões do Conselho de Segurança da ONU sob a presidência da Rússia”.

Lavrov presidirá um debate ministerial sobre “Cooperação multilateral para a criação de uma ordem mundial mais justa, democrática e sustentável”. Na quarta-feira (17), ele conduzirá uma reunião ministerial focada na situação no Oriente Médio, incluindo a questão palestina, conforme anunciado em uma declaração separada do ministério.

Sergei Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia, discursa em conferência de imprensa na sede da ONU, janeiro de 2024 (Foto: Kim Haughton/ONU)

O ministro das Relações Exteriores ainda participará de reuniões bilaterais para discutir o Oriente Médio, Gaza, a crise ucraniana e a defesa da Carta da ONU.

Um dos temas que Lavrov mencionou que discutirá é a solicitação de “a lista das pessoas cujos corpos foram exibidos por repórteres da BBC em Bucha“, referindo-se ao massacre de civis russo em 2022.

Embora a ONU tenha registrado dezenas de casos de execuções sumárias de civis em Bucha durante a ocupação russa, Moscou tem tentado evitar a responsabilidade pelo massacre.

A Rússia tem enfrentado críticas da Ucrânia por seu papel no Conselho de Segurança da ONU devido à guerra em curso. A presidência rotativa da Rússia coincidiu com um ataque em 8 de julho ao maior centro médico infantil da Ucrânia, Okhmatdyt, em Kiev.

Tags: