Em discurso durante reunião anual do AIIB (Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura), o presidente da China, Xi Jinping, afirmou que o país sempre “aderiu ao multilateralismo” e persegue o desenvolvimento “assim como todos os países do mundo”.
Também houve passagens sobre a necessidade de apoio mútuo e cooperação para que o mundo supere a crise global causada pela Covid-19.
A fala ocorre menos uma semana depois do fechamento dos consulados chinês em Houston (EUA) e norte-americano em Chengdu (China), representação de desacordo e tensão entre os dois países.
Apelo pela cooperação
Durante a sessão virtual com lideranças e especialistas, Jinping apelou aos países-membros para “abertura e cooperação” para uma maior e melhor infraestrutura de conectividade, inovação e inclusão. “Deixem que abramos novos caminhos e façamos do AIIB uma nova plataforma de desenvolvimento”, disse.
Xi defendeu “desenvolvimento por meio de avanço tecnológico”. O discurso não citou nominalmente a gigante de telecomunicações Huawei, que enfrenta resistência em países ocidentais. No Reino Unido, a empresa foi banida de participar da infraestrutura de 5G após suspeitas de falta de segurança.
Jinping também destacou a urgência de fazer com que o AIIB engaje um número ainda maior de países parceiros. “Isso passa por melhorar os nossos bens públicos, tanto na Ásia quanto em outras regiões.”, pontuou.
Hoje o Banco Asiático possui 45 países-membros da Ásia e 37 países-membros de outros continentes.