Chuvas intensas e inundações em Mianmar, agravadas pelo tufão Yagi, causaram a morte de pelo menos 19 pessoas e forçaram milhares a abandonar suas casas, informou o Departamento de Bombeiros de Mianmar nesta sexta-feira (13). As informações são da Reuters.
“Tragicamente, 19 pessoas, incluindo 6 homens e 13 mulheres, perderam suas vidas”, declarou o departamento, que também informou que as operações de busca e resgate continuam.
As enchentes atingiram principalmente a capital Naipidau e regiões próximas, deixando 3.602 pessoas desabrigadas em 30 áreas diferentes.
O desastre natural intensifica a já grave crise humanitária em Mianmar, onde um terço dos 55 milhões de habitantes necessitam de assistência após o golpe militar de 2021.
O impacto do Tufão Yagi também afeta outros países, com centenas de mortos no Vietnã e Tailândia devido a inundações severas.
Os ministros das Relações Exteriores da Asean (Associação das Nações do Sudeste Asiático) expressaram suas condolências pela devastação causada pelo tufão na região.