Ásia e Pacífico

Doação de arroz estimula pessoas a receberem vacina contra Covid-19 na Índia

Moradores da cidade de Yazali aderiram à iniciativa, que tem ajudado as autoridades locais a imunizar a população

A fim de convencer os moradores locais a receberem a vacina contra a Covid-19, a cidade de Yazali, na Índia, está oferecendo punhados de arroz a quem se vacinar. O relato é do jornal New Indian Express

“Estamos constantemente pensando em estratégias para aumentar a vacinação no Estado”, disse o oficial de polícia Tashi Wangchuk Thongdok, idealizador do projeto. “Até agora, 80 pessoas foram vacinadas desde segunda-feira (7)”, prosseguiu. 

Homem recebe dose da vacina à Covid-19 em Nova Délhi, Índia, em maio de 2021 (Foto: Unicef/Amarjeet Singh)

Por enquanto, a vacinação está aberta para pessoas com idade a partir de 45 anos, e cada vacina pode render até 20kg de arroz. Segundo Thongdok, existem 1.399 pessoas nessa faixa etária em Yazali, e o objetivo é vacinar todas elas até 20 de junho. 

O resultado é tão positivo que muitas pessoas viajam a pé de vilarejos distantes para receber a vacina e o arroz. Na segunda-feira (7), o movimento foi intenso mesmo em meio à forte chuva que atingiu a região. A distribuição continuará nos próximos dias, mas a quantidade vai diminuir para 10 kg a partir de quinta-feira (10). 

Segundo o oficial, novas iniciativas estão sendo pensadas para manter a vacinação em alta na cidade e em todo o Estado de Arunachal Pradesh, no nordeste da Índia. “Planejamos visitar as casas na sexta-feira (11) e no sábado (12) para inocular as pessoas acima de 45 anos”, contou. 

O arroz usado no projeto foi doado por dois ex-alunos de uma escola da região, Taba Nagu and Lich Birbal.