O presidente da Rússia, Vladimir Putin, participou de breves encontros bilaterais à margem da cúpula da Organização de Cooperação de Xangai (OCX), realizada em Tianjin, China. Segundo o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, Putin se reuniu com o primeiro-ministro do Paquistão, Shehbaz Sharif, o presidente do Uzbequistão, Shavkat Mirziyoyev, e o presidente do Tadjiquistão, Emomali Rahmon, além do primeiro-ministro armênio Nikol Pashinyan. As informações são do Arab News.
Peskov afirmou ainda que, durante os encontros paralelos da OCX e da OCX+, Putin manteve contatos com diversos outros chefes de Estado do sul global, incluindo do Vietnã.

O presidente russo chegou à China em 31 de agosto para participar da cúpula em Tianjin. Após a conclusão dos encontros da OCX, ele seguirá para Beijing, onde serão realizados eventos em homenagem ao 80º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial.
A cúpula da OCS reúne líderes da Ásia Central e do Sul para debater segurança, cooperação econômica e coordenação política regional, reforçando seu papel como um fórum estratégico no continente. Os países membros da Organização de Cooperação de Xangai respondem por quase metade da população mundial e representam 23,5% do PIB global.
Entre os participantes da cúpula estavam o presidente do Irã, Massoud Pezeshkian; o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan; o presidente de Belarus, Alexander Lukashenko; o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un; os primeiros-ministros da Índia, Narendra Modi, e do Paquistão, Shehbaz Sharif; além do chefe do Kremlin, que aproveitou o encontro para defender sua ofensiva na Ucrânia.