Vietnã em alerta máximo com chegada do tufão Bualoi

Tempestade fecha aeroportos, provoca evacuações em massa e ameaça causar inundações e deslizamentos de terra

O Vietnã se prepara para a chegada do tufão Bualoi, que deve atingir a costa entre as províncias de Quang Tri e Nghe An ainda neste domingo (28). A tempestade avança mais rápido que o previsto, com ventos sustentados de até 133 km/h, segundo a agência meteorológica do país. As informações são do The Independent.

Quatro aeroportos, Da Nang, Hue, Dong Hoi e Thanh Hoa, suspenderam operações aéreas, e companhias já remarcaram voos. Outros terminais no norte seguem em alerta.

Estragos após passagem de tufão no Vietnã em 2024 (Foto: WikiCommons)

As fortes chuvas já causaram alagamentos em cidades como Hue e Quang Tri, além de destelhamentos. Dois barcos de pesca foram atingidos pela tempestade: um afundou e outro encalhou. Oito tripulantes foram resgatados, mas três seguem desaparecidos.

Mais de 250 mil moradores estão sendo deslocados para locais seguros, incluindo 210 mil em Da Nang, 32 mil em Hue e 15 mil em Ha Tinh. Para apoiar as operações, o governo mobilizou cerca de 100 mil militares.

Meteorologistas alertam para riscos de marés de tempestade superiores a um metro, chuvas intensas, inundações repentinas, deslizamentos de terra e alagamentos costeiros. A velocidade do Bualoi, quase o dobro da média de tempestades na região, amplia o potencial de destruição.

Tags: