O coronavírus já infectou 3,5 milhões de pessoas em todo o mundo, de acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), divulgados nesta terça (5). O número de mortes chega a 243 mil.
Entre esses casos, há nomes conhecidos em todo mundo: artistas, políticos e atletas. O ator Tom Hanks e a esposa, também atriz e cantora, Rita Wilson; o príncipe Charles da Grã-Bretanha, a cantora Pink são alguns deles. As informações são da Al Jazeera.
Autoridades
Faisal Edhi, chefe da maior organização de caridade paquistanesa, Edhi Foundation, recebeu diagnóstico positivo para o novo coronavírus, assim como Asad Qaiser, presidente da Assembleia Nacional do Paquistão.
A vice-primeira-ministra da Espanha, Carmen Calvo, também foi infectada pelo vírus no dia 25 de março. O chefe do gabinete do presidente da Nigéria, Abba Kyari, testou positivo para Covid-19 no dia 24 de março.
No Brasil, pegaram a doença os ministros Bento Albuquerque, de Minas e Energia, e Augusto Heleno, chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional); e o chefe da Secretaria Especial de Comunicação da Presidência, Fabio Wajngarten.
O Prince Albert de Mônaco também está na lista, ao lado de Michel Barnier, negociador-chefe da União Europeia para o Brexit; Jeremy Issacharoff, o embaixador de Israel na Alemanha; Peter Dutton, ministro do Interior da Austrália.
O primeiro-ministro da Inglaterra, Boris Johnson, precisou ser hospitalizado por causa do vírus e chegou a ser colocado na UTI após piora no quadro. Johnson já está recuperado da doença.
Celebridades
A atriz francesa Olga Kurylenko e o ator inglês Idris Elba foram alguns dos nomes famosos a contraírem a doença durante a pandemia.
This morning I tested positive for Covid 19. I feel ok, I have no symptoms so far but have been isolated since I found out about my possible exposure to the virus. Stay home people and be pragmatic. I will keep you updated on how I’m doing ???? No panic. pic.twitter.com/Lg7HVMZglZ
— Idris Elba (@idriselba) March 16, 2020
Os ators Kristofer Hivju, de “Game of Thrones”; Debi Mazar, conhecida por seu papel no filme “Os Bons Companheiros”; e Daniel Dae Kim, famoso pelo seriado “Hawaii Five-o”, também estão entre os infectados.
Jornalistas também testaram positivo, como os apresentadores da rede de televisão CNN Chris Cuomo e Brooke Baldwin. No mundo da música, o cantor de ópera espanhol Placido Domingo e o tecladista do cantor Bon Jovi, David Bryan, receberam confirmações para o Covid-19.
Atletas
Na liga de futebol americano, a NFL, dois nomes conhecidos testaram positivo: Von Miller e ex-atleta Tom Dempsey, de 73 anos, que acabou falecendo em decorrência do Covid-19.
Cinco jogadores do time de futebol italiano Sampdoria contraíram a doença, além do médico da equipe. Já no Deportivo Alaves, equipe espanhola, 3 jogadores e sete funcionários contraíram o vírus.
Na Inglaterra, o ex-jogador da seleção inglesa Norman Hunter, 76, faleceu após ser infectado pelo vírus. Os ex-jogadores de equipes do país Marouane Fellaini, Sir Kenny Dalgish também tiveram a doença.
Na NBA, liga nacional de basquete dos Estados Unidos, a lista de infectados inclui Rudy Gobert, Donovan Mitchell, Cristian Wood, Marcus Smart, além de quatro atletas do Brooklyn Nets e o ex-jogador Jason Collins.
O jogador da seleção argentina e do time italiano Juventus, Paulo Dybala, testou positivo, mas não apresentou nenhum sintoma conhecido da doença.
Mortes
Entre os nomes conhecidos que não resistiram à doença estão o chefe de gabinete da Presidência da Nigéria, Abba Kyari; o chef de cozinha Floyd Cardoz; o escritor chileno Luiz Sepulveda; e o ex-primeiro-ministro da Somália Nur Hassan Hussein.