Ex-premiê britânico se junta à OMS com a missão de equilibrar a vacinação global

Principal missão é lutar por um maior engajamento das principais economias globais no projeto de distribuição equitativa de vacinas contra Covid-19

A OMS (Organização Mundial de Saúde) nomeou o ex-premiê britânico Gordon Brwon ao cargo de embaixador para o Financiamento Global da Saúde. A principal missão dele será lutar por um maior engajamento das principais economias globais no projeto de distribuição equitativa de vacinas contra a Covid-19, uma campanha à qual aderiu antes mesmo de ser oficializado no cargo.

Em seu primeiro pronunciamento como embaixador, Brown destacou a boa relação com o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus. “Tenho uma enorme consideração pessoal pelo Dr. Tedros, com quem trabalhei pela primeira vez há duas décadas, e estou muito satisfeito por poder ajudar o trabalho dele e da OMS na obtenção de financiamento global para garantir que todos tenham acesso à saúde. Nossa tarefa imediata é trabalhar juntos para financiar a vacinação de todo o mundo e proteger os países mais pobres dos terríveis efeitos da Covid-19 e outras doenças”.

Gordon Brown, ex-premiê britânico, foi nomeado embaixador para o Financiamento Global da Saúde (Foto: Wikimedia Commons)

Brown tem apelado incansavelmente às nações ricas, bem como ao setor privado, para que garantam a distribuição equitativa das vacinas contra a Covid-19. Ele prega um esforço global combinado, enraizado na ciência e na economia sólida, para salvar vidas, acabar com a pandemia e restaurar os meios de subsistência em todo o mundo.

Ao apresentar o embaixador, a OMS destacou que “Brown é amplamente creditado por prevenir uma segunda Grande Depressão por meio de sua administração da cúpula do G20, em Londres, em 2009. Ele mobilizou líderes mundiais para comprometer um adicional de US$ 1,1 trilhão para restaurar o crédito, o crescimento e os empregos para ajudar a economia mundial durante a crise financeira global”.

Financiamento 

Ghebreyesus explicou que, nas novas funções, Brown elevará e apoiará o trabalho da OMS “para aumentar a consciência internacional sobre a grande necessidade de financiamento sustentado para a saúde global.” A atuação de Brown terá maior foco junto aos países do G20 e do grupo das economias mais avançadas, G7. 

A nota anunciando o novo embaixador do Financiamento Global elogia ainda o “intelecto aguçado, o compromisso firme e o profundo senso de justiça” que o ex-premiê carrega para a nova tarefa. 

O ex-chefe do governo britânico aponta que a tarefa imediata será trabalhar em conjunto para que seja incentivada a vacinação em todo o mundo e para “proteger os países mais pobres dos efeitos da Covid-19 e de outras doenças.”

Conteúdo adaptado do material publicado originalmente pela ONU News

Tags: