OMS anuncia ‘colaboração global’ para combate à Covid-19

Projeto prevê pesquisa e desenvolvimento conjuntos; participam Alemanha, França e Reino Unido
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

A OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou nesta sexta (24) um grupo de colaboração multilateral para “acelerar o desenvolvimento, produção e distribuição equitativa de vacinas, diagnósticos e terapias para a Covid-19“, segundo seu diretor-geral Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Ghebreyesus citou a importância de pesquisa e desenvolvimento como centrais para uma resposta eficiente contra a pandemia. A medida, segundo o diretor da OMS, permitiria juntar esforços de diversas organizações “para trabalharmos com velocidade e escala”.

Tedros Ghebreyesus, diretor da OMS (Foto: UN Photo)
Tedros Ghebreyesus, diretor da OMS (Foto: UN Photo)

Participaram do lançamento da iniciativa a chanceler alemã Angela Merkel, os primeiro-ministros da Itália, Giuseppe Conte, da Espanha, Pedro Sánchez, e os presidentes da França, Emmanuel Macron, da África do Sul, Matamela Cyril Ramaphosa.

O britânico Dominic Raab, secretário das Relações Exteriores, substituiu o chefe de Governo Boris Johnson, que se recupera do novo coronavírus. Melinda Gates, esposa do fundador da Microsoft, representou sua instituição filantrópica, Bill e Melinda Gates Foundation.

“Nosso compromisso conjunto é garantir que todas as pessoas tenham acesso a todas as ferramentas para vencer a Covid-19“, afirmou.

A colaboração será liderada pelo diretor da OMS, biólogo de formação, com mestrado em imunologia de doenças infecciosas pela Universidade de Londres e doutorado em saúde comunitária pela Universidade de Nottingham, ambas no Reino Unido.

Tags: