A pandemia do novo coronavírus deve levar a economia da Austrália à primeira recessão desde 1991. As informações são da agência de notícias Associated Press.
O trimestre que se encerra em junho será o segundo consecutivo a registrar contração econômica, conforme anunciado nesta quarta (3) pelo chefe da Fazenda local, Josh Frydenberg. A recessão é definida por dois trimestres consecutivos de retração.
Dados divulgados nesta quarta apontam que economia australiana encolheu 0,3% de janeiro a março deste ano, devido aos grandes incêndios do início do ano e do estágios iniciais dos bloqueios contra o coronavírus.
Há nove anos não ocorria um resultado negativo para um trimestre, de acordo com a agência de notícias Reuters. O crescimento anual em 1,4% é o mais lento desde 2009.
Um fraco consumo das famílias australianas seria outro fator por trás dos resultados. Muitos perderam o emprego na Austrália por causa da pandemia, diminuindo os gastos com roupas, transporte, recreação, turismo e restaurantes.
O governo australiano prometeu um estímulo de US$ 220 bilhões. O banco central do país cortou a taxa de juros para o mínimo recorde de 0,5% para ajudar a amortecer os impactos do Covid-19.