Senado dos EUA aprova fim da emergência da Covid-19

Espera-se que o presidente Biden assine a medida, que estava planejada para maio

O Senado dos Estados Unidos adotou uma resolução na quarta-feira (29) para encerrar imediatamente a emergência nacional da Covid-19, declarada há três anos pelo ex-presidente Donald Trump quando a pandemia teve início. As informações são da rede U.S. News.

A resolução foi aprovada por 68 votos a 23, com 21 democratas se juntando aos republicanos em apoio ao projeto de lei. Ela segue agora para a mesa do presidente Joe Biden.

Covid-19 atrasou a economia global em US$ 12 trilhões, estima instituição suíça

Homem cruza a Avenida Nova York, uma das mais movimentadas de Washington, em setembro de 2020 (FMI/Cory Hancock)

“A pandemia acabou”, escreveu em sua conta no Twitter o proponente da medida, o deputado republicano Paul Gosar, do Arizona, pouco antes da votação. “É hora de acabar com a Declaração Nacional de Emergência Covid-19 e retirar 123 poderes especiais de emergência do Poder Executivo”.

Espera-se que Biden assine o projeto de lei. O chefe da Casa Branca anunciou em janeiro que encerraria a emergência nacional e a emergência de saúde pública de enfrentamento ao coronavírus no dia 11 de maio.

Na terça-feira, a Organização Mundial da Saúde (OMS) atualizou as recomendações de vacinação contra o Covid-19. Segundo o órgão, crianças e adolescentes saudáveis ​​podem não necessariamente precisar de uma vacina, enquanto idosos e grupos de risco devem receber uma dose de reforço adicional de seis meses a um ano após a última imunização. Uma classificação de risco simplificada para imunização foi estabelecida: alto, médio e baixo. Saiba mais.

Tags: