ONU: Recuperação de comércio global após crise da Covid-19 atinge nível recorde

Novo relatório aponta que crescimento em 2021 deve chegar a 16%; melhora é impulsionada por comércio de bens

Este conteúdo foi publicado originalmente no portal ONUNews, da Organização das Nações Unidas

A recuperação do comércio global da crise de Covid-19 atingiu um recorde no primeiro trimestre de 2021, com um aumento anual de 10% e um crescimento trimestral de 4%.  

A informação faz parte da Atualização de Comércio Global publicada esta quarta-feira pela Unctad (Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento). Segundo a agência, a recuperação continuou sendo amplamente impulsionada pelo comércio de bens. Em contraste, o comércio de serviços continua ficando para trás. 

Espera-se que a recuperação continue no segundo trimestre de 2021, com o valor do comércio global de bens e serviços estimado em US$ 6,6 trilhões. Esse valor é equivalente a um aumento anual de cerca de 31% em relação ao ponto mais baixo de 2020 e de cerca de 3% em relação aos níveis pré-pandêmicos de 2019. 

ONU: Recuperação de comércio global após crise da Covid-19 atinge nível recorde
Embarcação chinesa, março de 2021 (Foto: ONU News/Daniel Dickinson)

Estimativas 

Para o total de 2021, a Unctad prevê um crescimento do comércio de cerca de 16%. A agência afirma, no entanto, que a perspectiva positiva depende em grande parte da redução das restrições e de uma tendência positiva persistente nos preços das commodities.

Além disso, as restrições gerais de políticas protecionistas e condições macroeconômicas e fiscais favoráveis também devem afetar a recuperação. Segundo o relatório, a recuperação continua desigual, especialmente entre os países em desenvolvimento, com as exportações do Leste Asiático se recuperando bastante mais rápido. 

As economias da região também estão por trás da recuperação do comércio entre os países em desenvolvimento, conhecido como comércio Sul-Sul. Quando os números do comércio das economias em desenvolvimento do Leste Asiático são excluídos, o comércio Sul-Sul permanece abaixo da média. 

Entre as principais economias, as exportações da China continuam registrando forte aumento em relação às médias de 2020, mas quando comparadas aos níveis de antes da pandemia. Em contraste, as exportações da Rússia permanecem abaixo das médias de 2019. 

Tags: