Ataque russo atinge hotel na Ucrânia e fere voluntários americanos, segundo Kiev

Estrangeiros conseguiram escapar antes da explosão, mas ataque deixou quatro mortos e mais de 30 feridos em Kryvyi Rih

Um hotel na cidade de Kryvyi Rih, na Ucrânia, foi atingido por um ataque russo durante a madrugada, deixando ao menos quatro mortos e mais de 30 feridos. Segundo o presidente Volodymyr Zelensky, voluntários de uma organização humanitária, incluindo cidadãos norte-americanos e britânicos, estavam no local pouco antes do ataque. As informações são da revista Newsweek.

“Uma míssil balístico atingiu um hotel comum. Momentos antes do ataque, voluntários de uma organização humanitária – cidadãos da Ucrânia, dos EUA e do Reino Unido – haviam se registrado no hotel”, escreveu Zelensky na rede social X. “Eles sobreviveram porque conseguiram sair de seus quartos a tempo.”

Bomba russa que teria atingido hospital infantil em Kharkiv, março de 2022 (Foto: reprodução/Facebook)

O ataque destruiu parte do prédio e causou danos a construções vizinhas. Equipes de resgate passaram a noite no local para socorrer feridos e retirar escombros. “Muitos edifícios civis ao redor também foram danificados. Os serviços de emergência seguem em operação”, acrescentou Zelensky.

O Kremlin ainda não se pronunciou sobre o ataque. O governo norte-americano também não comentou o caso até o momento.

O ataque ocorre em meio à intensificação dos combates e ao impasse diplomático sobre possíveis negociações de paz. Enquanto o ex-presidente russo Dmitry Medvedev, hoje funcionário do governo de Vladimir Putin, declarou que o objetivo de Moscou continua sendo “infligir a máxima derrota à Ucrânia”, o presidente norte-americano Donald Trump voltou a defender o fim da guerra. “É hora de parar essa loucura. Se você quer acabar com as guerras, precisa falar com ambos os lados”, disse Trump em discurso ao Congresso.

Tags: