Homem é preso por suspeita de planejar ataque à passagem da tocha olímpica na França

De acordo com o Ministério Público francês, o suspeito estaria associado a um movimento misógino na internet

Um homem foi detido na terça-feira (21) sob suspeita de planejar um ataque à passagem da tocha olímpica em Bordeaux nesta quinta (23), no oeste da França, disse o ministro do Interior, Gerald Darmanin. O suspeito foi levado sob custódia depois que os policiais descobriram que ele pertencia a um grupo misógino na internet e temeram que ele pudesse atacar a procissão. As informações são da rede BBC.

Embora tenha fornecido poucos detalhes sobre o caso, Darmanin elogiou a polícia pela eficácia na garantia da segurança durante o revezamento. O Ministério Público (MP) local informou que o suspeito havia publicado “uma mensagem perturbadora” que “poderia corresponder à glorificação do crime”. Além disso, ele fez referência a um assassinato em massa anterior ocorrido nos Estados Unidos, o que aumentou as preocupações das autoridades.

Os promotores afirmam que o suspeito, identificado como Alex G. de 26 anos, tem ligação ao movimento incel online (“celibatários involuntários”), composto principalmente por jovens que têm dificuldades em atrair parceiros sexuais.

Revezamento da tocha antes dos Jogos de Tóquio 2020 (Foto: WikiCommons)

O MP informou, no entanto, que o homem ainda não havia escolhido um local específico para o ataque e não mencionou a passagem da tocha. O suspeito admitiu “ter considerado um ato sem local específico” em mente, o que gerou temores de que ele estivesse focado no revezamento da Chama Olímpica.

A promotora de Bordeaux, Frédérique Porterie, iniciou uma investigação após uma mensagem online mencionar o assassinato de seis jovens em Isla Vista, no estado norte-americano da Califórnia, há 10 anos. O CNews relatou que o perfil do suspeito fazia referência ao assassino Elliot Rodger, conhecido por sua aversão às mulheres, e que inspirou o movimento “incel” na internet.

Frédérique acrescentou que o suspeito não tinha antecedentes criminais, mas durante a busca em sua casa, a polícia apreendeu um revólver de borracha, vários telefones celulares e um computador. As investigações iniciais mostraram seu interesse no movimento incel. O suspeito também foi descrito como “psicologicamente altamente frágil”.

O revezamento da tocha ocorre em Bordeaux nesta quinta-feira, como parte do percurso pelo território francês antes da abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, marcada para 26 de julho. A procissão envolve a participação de numerosas mulheres, incluindo muitas atletas.

A chama olímpica chegou a Marselha no início deste mês. Os organizadores do Paris 2024 destacaram que a operação de segurança será sem precedentes, incluindo uma cerimônia de abertura que envolverá mais de 10 mil atletas sendo transportados ao longo do rio Sena.

A chama estava programada para viajar até o território do Pacífico da Nova Caledônia, mas os distúrbios dos últimos 10 dias levaram os organizadores a cancelar essa parte da rota.

Tags: