Nova presidente da Macedônia do Norte irrita a Grécia e incomoda também a UE

Gordana Siljanovska-Davkova usa o termo 'Macedônia' para se referir ao país, levando a embaixadora grega a deixar cerimônia de posse

Gordana Siljanovska-Davkova, nova presidente da Macedônia do Norte, irritou a Grécia e levou uma discreta bronca da União Europeia (UE) em função de uma fala durante a cerimônia de posse, no domingo (12). Ao se dirigir à população local, ela se referiu à nação apenas como “Macedônia”, um termo contestado por Atenas e que contraria a própria Constituição.

Em 2018, a então Macedônia e a Grécia assinaram o Acordo de Prespa, segundo o qual o país balcânico oficializou seu nome constitucional como Macedônia do Norte. Atenas acusava os macedônias de terem se apropriado da nomenclatura, que remete ao antigo reino grego da Macedônia.

Gordana Siljanovska-Davkova, presdiente da Macedônia do Norte (Foto: Facebook pessoal/reprodução)

A fala de Siljanovska-Davkova irritou especialmente a embaixadora grega presente, Sophia Philippidou, que se retirou do evento imediatamente. Mais tarde, o Ministério das Relações Exteriores da Grécia se manifestou e contestou a atitude da nova presidente, lembrando que ela viola o acordo estabelecido entre as duas nações.

“Este ato constitui uma violação flagrante do Acordo de Prespa e da Constituição do país vizinho, que foi alinhado com as obrigações internacionais da Macedônia do Norte”, disse Atenas em comunicado. “Apesar das objeções que manifestou como partido da oposição durante a ratificação do Acordo de Prespa, o atual governo grego respeitou como ratificado o acordo internacional, que se sobrepõe a qualquer outra disposição legal.”

Quem também se manifestou foi Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, dando a entender que a atitude da chefe de Estado pode ter algum impacto nas pretensões do país de ser aceito na UE.

“Para que a Macedônia do Norte continue o seu caminho bem sucedido na adesão à UE, é fundamental que o país continue na via das reformas e do pleno respeito pelos seus acordos vinculativos, incluindo o Acordo de Prespa”, disse a autoridade através de sua conta na rede social X, antigo Twitter.

Siljanovska-Davkova, uma política de centro-direita, conquistou uma vitória confortável nas eleições presidenciais e parlamentares da semana passada. Derrotou assim, o grupo situacionista de centro-esquerda. Tornou-se, assim, a primeira mulher a comandar o país, que conquistou em 1991 sua independência da ex-Iugoslávia.

Entretanto, foi o grupo e centro-esquerda quem assinou o pacto com a Grécia em 2018, uma decisão contestada pelos aliados da nova presidente. Segundo o site Politico, Hristijan Mickoski, que lidera o partido da presidente, o VMRO, disse durante o processo eleitoral que o Acordo de Prespa é “humilhante” e igualmente insiste em chamar a nação de “Macedônia”, sem usar o nome constitucional.

Tags: